terça-feira, 31 de maio de 2011

O Divórcio a luz da Bíblia


Divórcio é a dissolução do vínculo matrimonial (casamento), podendo os divorciados contrair novas núpcias. Com isto, os cônjuges só por não mais gostar, ou ter qualquer problema com o seu companheiro (a) conjugal, já se divorciam. Mas quanto à luz da Bíblia o divorcio não pode ser assim.
1º.     Casamento: O casamento é a primeira e a organização principal de Deus neste mundo (Gênesis 2 v 23, 24; Mateus 19 v 4, 5). De maneira que o homem não tem o direito de rompê-lo (Mateus 19 v 6). Deus estabeleceu o casamento para durar por toda vida. Sem as famílias, este mundo era ainda muito pior. E a causa responsável para mundo está assim tão ruim, são as faltas de estruturas em muitas famílias. Famílias contraídas sem planejamento, sem amor e etc..
2º.     Condições para o divórcio segundo a Bíblia:

*A primeira condição para o divórcio, as igrejas atuais demoraram a aderirem. Mas atualmente já estão aderindo. E há movimentos que ainda não aderiram. Jesus Cristo ensinou que devido à grande gravidade do adultério (infidelidade conjugal), o cônjuge traído tem o direito de se divorciar. Divorciando, ele (a), pode casar novamente (Mateus 5 v 32; 19 v 4 – 9). Lembrando, que biblicamente, as coisas ficam muito complicadas para o traidor (Mateus 19 v 9).
3º.     A segunda condição para o divórcio: Quanto a esta segunda condição para o divórcio, pelo que conheço as igrejas ainda não estão aderindo, a mesma. A pesar de que, muitos estão se divorciando e casando novamente por tantos outros problemas, os quais não são ordenados pela Bíblia, para o divórcio. Conforme ensinou o apóstolo Paulo, que quando um casal for composto por duas profissões de fé, ou melhor, um cônjuge for cristão e outro não. E aquele que não for cristão, não querer continuar mais vivendo com o cristão, devido a sua decisão de seguir a Cristo; que o cristão pode aceitar a separação e estará livremente, doravante (1ª Coríntios 7 v 13 – 16).
4º.     Separação: não tendo motivos como estes, os quais Cristo e Paulo enfatizaram. Mas, porém, se o casal não queira a continuar vivendo juntos: que se separem, mas não case com outro (a), que vivem sós, ou caso contrario, que se reconcilie com o mesmo cônjuge (1ª Coríntios 7 v 10 – 11).


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário